Conheça o mestre Jelon Vieira


70 anos de capoeira
Iniciou em 1953 com o mestre Emérito
Jelon Vieira nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1953. Aos 10 anos de idade começou a treinar Capoeira Angola, com o mestre Emérito e posteriormente com mestre Bobô.
Em 1969 treinou na academia do mestre Bimba
Em 1969 conheceu mestre Ezequiel com quem aprendeu Capoeira Regional ,tendo a honra de treinar na academia do mestre Bimba.
Minha breve história...


Em 1974, durante uma tournée de três meses do “Viva Brasil“, viajou para a Europa com mestre João Grande, mas resolveu deixar a companhia, fixando-se em Paris , e, em seguida, se mudou para Londres, com o objetivo de desenvolver um trabalho com a capoeira.
Em 1975 foi convidado para realizar um show nos Estados Unidos, e resolveu ficar em Nova Iorque. Seus primeiros trabalhos foram nas escolas públicas do Bronx aonde, pela primeira vez, conheceu o Break Dance . Em 1982 ingressou na “New York University” com o objetivo de aprimorar seu inglês.
Como coreógrafo, Jelon colaborou com famosos compositores, entre eles: Marcelo Zarvos, Ramiro Musoto, Caetano Veloso, Tote Gira e Ciro Batista.
Atualmente coordena o trabalho em duas Escolas Publicas a KIPP AMP Academy em Brooklyn,NY e a Hoggetowne Middle School, em Gainesville, FL., tendo a Capoeira como tema principal no currículo dos alunos.
De 1982 a 1994 foi instrutor convidado no “Timothy Dwight College” na Universidade Yale, e de outros Colégios e Faculdades americanas, alem disso Jelon foi convidado a participar de muitos programas de TV em diversas emissoras americanas, recebendo inúmeras condecorações, prêmios e bolsas. No ano de 1990 entrou para o “Hall of Fame International” (corredor da fama) de Artes Marciais (ele foi um dos 20 mestres de artes marciais escolhido por Wesley Snipes para receber o titulo de “Mestres do Século 20” em 2000).
Este ano foi indicado pra receber o premio do Folk Culture to Life (o segundo mais importante concedido pelo governo Federal dos Estados Unidos) para realizar pesquisas sobre a Capoeira no Brasil. Mestre Jelon será o segundo capoeirista a receber essa condecoração, sendo que o primeiro foi João Grande.
Em 1980 fundou a “The Capoeira Foundation, Inc.” e em 1993 a “Fundação Ilé Bahia de Santo Antonio” no Texas, organizações que têm como objetivo a divulgação da cultura afro-brasileira nos Estados Unidos.
1993 - Instituto de Artes Urbanas da Bahia
Em 1993, após regressar ao Brasil, fundou o “Instituto de Artes Urbana da Bahia”, sediado em Salvador, que visa realizar um trabalho de cunho social. No momento, desenvolve essas atividades na Boca do Rio, Salvador e Encarnação de Salinas, Bahia.